
Quando o assunto é ultrassonografia para acompanhamento gestacional muitas dúvidas aparecem. E para te ajudar a esclarecer todas essas questões, fizemos esse post de forma muito explicativa e de fácil entendimento.
Durante a gestação, a grávida precisa fazer vários exames para verificar como as coisas estão caminhando. Mas nenhum exame tem tanta importância quanto as ultrassonografias neste período.
É através da ecografia, outro nome para as ultrassonografias, que os obstetras avaliam com mais profundidade o estado do bebê.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabeleceu que durante a gravidez, são necessárias pelo menos 3 exames de ultrassom: o primeiro para saber a idade gestacional que deve ser feito assim que a gravidez é descoberta; o segundo é o morfológico de primeiro trimestre, que deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana e é o momento que se faz uma série de medições e avaliações incluindo a translucência nucal; e o terceiro é o morfológico de 2º trimestre, que deve ser realizado entre a 18ª e 22ª semana de gestação, que assim como o anterior inclui uma série de medições para detecção de síndromes e anomalias.
No entanto, acreditamos que outros exames de ecografia são importantes durante as 40 semanas, pois eles podem indicar sinais de pré-eclâmpsia, sofrimento fetal, crescimento fetal alterado e tantos outros problemas que podem acontecer nesse percurso.
E isso tudo sem falar que para as mamães, ter essas ultras acontecendo com espaçamento menor durante os 9 meses é uma forma de aumentar ainda mais o amor que cresce cada dia mais dentro de nós.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

DRA. ANA CRISTINA
GINECOLOGISTA, OBSTETRA, ULTRASSONOGRAFISTA E UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA CLÍNICA.