Conhece as fases desse período complicado pós-parto
O puerpério é a fase que a mamãe passa logo após dar à luz ao seu bebê. E pode durar de 6 a 8 semanas. E é caracterizado pelo conjunto de mudanças no corpo da mulher, para que o mesmo se adapte à nova rotina com o recém-nascido.
A forma física, começa o processo de retorno de como era antes da gravidez e as mudanças hormonais provocam algumas alterações emocionais também.
Podemos dividir o puerpério em 3 fases: Imediato, Tardio e Remoto
1. Puerpério Imediato – iniciada no instante que o bebê sai do útero e dura até o 10º dia pós parto. É nessa fase que a mulher aprende a dar de mamar e também o momento que o sangramento pós-parto (lóquio) está mais intenso, os pontos (se for o caso) mais doloridos e o cansaço é intenso, acumulado pelo período final da gestação e o trabalho de parto.
2. Puerpério Tardio – essa fase é iniciada a partir do 11º dia, em seguida da fase mais tensa. Essa etapa dura até o 25º dia de vida do bebê. É nesse momento que o lóquio perde a intensidade, e os órgãos genitais e o útero começam a voltar ao seu tamanho normal. No entanto, o útero só voltará totalmente ao seu tamanho original, entre 4 e 6 semanas depois do parto.
3. Puerpério Remoto – última fase, iniciada no 26º dia pós parto e dura até a 6ª semana após o nascimento. Por fim, a terceira e última fase começa a partir do vigésimo sexto dia. Nesse período o lóquio pode já ter acabado ou estar na fase final. E algumas mulheres podem começar a voltar para seu período fértil e ter sua primeira menstruação após o parto, que pode ocorrer a partir de 5 semanas.
Durante todo o período de puerpério, as mudanças no corpo da mulher são enormes. Acompanhe conosco:
– O lóquio, costuma durar até a sexta semana após o nascimento da criança, e geralmente cessa quando o útero estiver totalmente cicatrizado.
– O leite materno pode demorar de 24 a 72h para descer após o nascimento. Porém antes do leite, haverá a produção do colostro, que é muito importante para o bebê.
– Algumas alterações nos seios também são notórias. Há o aumento do tamanho, elevação da temperatura e ficam mais doloridos.
– É comum a mulher sentir algumas contrações por conta do útero estar voltando ao seu tamanho original, porém, muito mais leves que as do parto. Essas contrações são estimuladas pela amamentação.
– entre o 2º e 3º mês pós parto, há uma queda muito acentuada dos cabelos, que ficaram mais volumosos, macios e brilhantes durante a gestação. Mas a boa notícia é que os fios tendem a voltar ao normal por volta do 6º mês de vida do bebê.
– As marcas na pele que surgiram durante a gravidez, costumam sumir.
– A barriga, no seu tempo, voltará ao que era. Pois como dissemos acima, o útero levar até 9 meses para retornar ao seu tamanho e o peso naturais.
Após o fim do puerpério, provavelmente o desejo sexual da mamãe ainda não estará 100%. Por estar amamentando e muito cansada com a nova rotina estabelecida pelo recém-nascido pode ser que seu corpo ainda não esteja preparado para voltar ao ritmo normal de relações. O mais importante é se sentir a vontade e ter uma conversa franca com o seu parceiro sobre isso.
Os cuidados com o puerpério variam muito conforme o tipo de parto. Basicamente, é sempre importante ter boa alimentação, boa hidratação, repouso relativo, nada de pegar peso e fazer esforço. A recuperação da cesária é um pouquinho mais delicada do que a de um parto normal (sem episiotomia). Mas ambas requerem cuidados.
Gostou dessas informações? Que tal permanecer por aqui e ler um pouco mais sobre gestação? Temos outros posts bem interessantes sobre esse assunto aqui no nosso blog.
Continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.