A Fenda Nasolabial é um defeito congênito que ocorre quando o lábio superior e/o céu da boca não se formam adequadamente durante a gravidez. Isso resulta em uma lacuna ou abertura no lábio, que pode variar em tamanho e localização, estendendo-se até o céu da boca (fenda palatina).
Pode ocorrer isoladamente ou em combinação com outras anormalidades faciais. Apesar de poder ser hereditária, ela também pode ser causada por fatores ambientais, como o uso de álcool ou drogas durante a gravidez.
Essa condição é detectada ainda na gravidez através do exame de ultrassonografia. E dessa forma os papais já tem a ciência dos próximos passos a serem feitos quando o bebê nascer.
A boa notícia é que a fissura labial pode ser tratada com cirurgia e, quanto mais cedo a cirurgia for realizada, melhor será o resultado. Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada quando a criança tem entre três e seis meses de idade. A cirurgia normalmente envolve fechar a lacuna no lábio e remodelar o tecido circundante.
Antes e após a cirurgia, a criança precisará passar por acompanhamento com equipe de fonoaudiologistas e ortodontistas, para ajudar a corrigir quaisquer problemas com a fala, os dentes ou a mordida. Em alguns casos, cirurgias adicionais podem ser necessárias à medida que a criança cresce para melhorar ainda mais a aparência do lábio e do nariz.
No geral, embora uma fissura labial possa ser uma condição desafiadora, ela pode ser tratada com sucesso. Com os devidos cuidados e apoio, as crianças com fenda labial podem crescer sem sequelas.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
DRA. ANA CRISTINA
GINECOLOGISTA, OBSTETRA, ULTRASSONOGRAFISTA E UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA CLÍNICA.