O Brasil é campeão em número de cesáreas escolhidas como via de parto, mas mesmo diante deste cenário, cresce o número de mulheres que tem se interessado por um parto mais natural, e sem interferências medicamentosas e cirúrgicas.
Com isso, aumentou também o número de tentativas de indução de parto por meios mais naturais, e a acupuntura é uma das principais técnicas utilizadas para ajudar nesse processo.
Por ser um processo seguro e sem contra-indicação para as gestantes com mais de 38 semanas, as sessões de acupuntura devem ser feitas por profissionais especializados e experientes no trato de gestantes.
Mas como de fato a acupuntura pode ajudar no processo de indução do parto?
Durante as sessões, ocorre um estímulo às contrações uterinas, uma melhora na condição cervical, um aumento na produçao de ocitocina e também a promoção de analgesia. Melhorando muitos aspectos na qualidade de vida da gestante, incluindo a redução da ansiedade pré-parto e das dores que a gestante possa estar sentindo.
Os principais pontos estimulados estão localizados nos braços, mãos, no tornozelos e na região lombar. E geralmente, a sessão de acupuntura dura entre, 30 e 60 minutos, podendo ser realizada 2 a 3 vezes por semana, dependendo da idade gestacional e das condições em que a gestante se apresenta.
Além da indução do trabalho de parto, a acupuntura pode ser utilizada também durante a gestação para a analgesia; para controle das náuseas e vômitos do primeiro trimestre (hiperêmese gravídica), melhora das dores lombar e pélvica e até mesmo para versão fetal no bebê sentado.
E se não bastasse todas essas vantagens, muitas gestantes relatam que o trabalho de parto na fase expulsiva foi bem mais rápida após ter feito uma ou mais sessões.
Muitos benefícios, não é mesmo?
Mas antes de correr para uma clínica em busca de uma sessão de acupuntura, converse com sua obstetra. Ela irá informar se esse é o momento adequado para começar a realizar o procedimento.
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
Dra. Clara Antunes
Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.