Trabalho de parto é algo imprevisível. Tem mulheres que têm seus bebês naturalmente antes de 40 semanas e outras que ficam na expectativa até quase 42 semanas.
Mas o que acontece na maioria das vezes, quando o bebê passa de 40 semanas são tentativas de induzir o parto naturalmente, através de movimentos, alimentos, e outras técnicas que ajudam no processo e evitam uma indução hospitalar.
Fizemos um levantamento de 10 dicas úteis para quem já passou das 40 semanas e está aguardando algum sinal do bebê querer nascer, e vamos te dar todas as informações.
Anote aí!
1. Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. Primeiro ponto, a prostaglandina encontrada no sêmem, ajuda a afinar o colo do útero (quando esse já está maduro). Segundo fator: os orgasmos favorecem a contração uterina e, por consequência, a dilatação. E por fim, a sensação de relaxamento pós-orgasmo libera ocitocina, auxiliando o início do trabalho de parto.
2. Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. Estudos mostram que as tâmaras ajudam em um trabalho de parto mais rápido.
3. Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … Pois por serem alimentos termogênicos, aceleram o metabolismo, ajudando assim a gestante entrar em trabalho de parto.
4. Caminhadas longas. Além de ajudar a dilatar, as longas caminhadas ajudam o bebê descer e encaixar na pelve. Sem contar que ajuda muito nesse momento de ansiedade.
5. Exercícios. Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.
6. Acupuntura. Isso mesmo, existem alguns pontos no nosso corpo que nos ajudam a iniciar o trabalho de parto, seja por afinar o colo do útero ou mesmo provocar contrações. Mas atenção procure um profissional que seja especializado em gestantes.
7. Acupressão. Assim como a acupuntura, essa técnica consiste em ativar alguns pontos do nosso corpo, só que no lugar de agulhas, é usado somente a pressão dos dedos.
8. Estimulação dos mamilos. A estimulação dos mamilos ajuda a liberar ocitocina, tal como acontece quando tem um orgasmo. E o ideal é que seja feita por alguns minutos e umas 4 vezes ao dia.
9. Descolamento de membrana. Essa técnica é feita pela sua obstetra no consultório, e pode inclusive provocar início imediato do trabalho de parto.
10. Óleo de prímula. Essa erva pode ajudar o colo do útero a afinar e dilatar, preparando-o para o parto.
Agora que você já leu algumas dicas, a dica principal é “RELAXE”. Sabemos o quanto é difícil relaxar nesse momento de muita ansiedade e emoção, mas nosso psicológico pode nos ajudar ou atrapalhar bastante. Sem contar que é muito bom estar relaxada e descansada para iniciar sua jornada pelas próximas horas de trabalho de parto.
Mas atenção. Converse sempre com a sua obstetra e veja se essas dicas se encaixam para você e seu bebê. Somente sua médica tem o seu histórico e poderá te instruir da melhor forma possível nessa indução do trabalho de parto de forma natural.
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
Dra. Clara Antunes
Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.