Acredito que todas as nossas pacientes já conhecem os benefícios incríveis do óleo de côco, mas sabemos que nem todas as mulheres tiveram acesso a essas informações, então resolvemos compartilhar aqui nesse texto para que mais e mais pessoas se beneficiem dessa substância tão versátil.
Separamos os benefícios por temas, assim fica mais fácil de você entender.
– Para cozinhar:
Muita gente já conhece as vantagens do uso do óleo de coco no preparo de alimentos, certo?!
Pesquisas indicam que ele ajuda a acelerar o metabolismo quando substitui os outros tipos de óleos comuns, além disso, por conter ácido láurico e o ácido cáprico, ele ajuda nosso sistema imunológico a trabalhar de forma mais eficiente. E também nos traz saciedade e evita a prisão de ventre! Bons motivos para usá-lo na cozinha e substituir seu óleo tradicional, não é mesmo?
– Para hidratação corporal, facial e capilar:
Você sabia que o óleo de coco também pode ser usado como hidratante corporal, melhorando a elasticidade da pele e combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce?
No rosto ele é usado muitas vezes para fazer máscaras hidratantes quando adicionados outros produtos, inclusive borra de café. Existem mil e uma receitas de hidratantes poderosos e máscaras esfoliantes que usam o óleo de côco.
E além do corpo e rosto, ele também pode ser usado como hidratante natural para os cabelos, aumentando seu brilho e maciez.
– Para combater infecções e ajudar a cicatrização:
O óleo de coco extra-virgem tem fortes propriedades antibacterianas, auxiliando no combate de vários tipos de infecções. Ajudando, inclusive, a aliviar a dor ou a coceira causada por picadas de insetos por conta das suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.
– Para combate e controle da candidíase:
Isso mesmo! O óleo de coco pode te ajudar a controlar a candidíase. Ele ajuda a manter o equilíbrio de fungos e bactérias presentes na região íntima, mantendo o pH vaginal estabilizado. E aplicação é local e pode ser diária, de forma bem simples antes de dormir ou mesmo após o banho.
– Para secura vaginal:
A secura vaginal pode ser definida pela lubrificação insuficiente da mucosa que pode levar a inflamação e desgaste das paredes vaginais. E apesar de ser diagnosticada em qualquer idade, é mais comum em mulheres na menopausa e logo após a gestação. Para esse caso, o óleo de côco pode ser utilizado algumas vezes por dia,
como depois do banho, antes de dormir, ou quando tiver necessidade. Ele é excelente para hidratar a mucosa vulvar, fortalecê-la e até curar fissuras.
– Para lubrificação na hora do sexo:
Um lubrificante perfeito, sem conservantes, produtos químicos e barato!
Mas atenção: o óleo de coco, assim como qualquer outro lubrificante a base de óleo não é compatível com camisinha de látex. Nesse caso, a camisinha deve ser de silicone ou poliuretano.
Muitos motivos maravilhosos para você ter óleo de côco em casa e sempre a mão (seja na cozinha, no banheiro ou na mesinha de cabeceira), não é mesmo? Mas para que você possa usufruir de todos os benefícios, o óleo de côco precisa ser extra virgem, ok?!
Gostou dessas informações? Que tal continuar no nosso site e ler um pouco mais sobre saúde da mulher?
Além do nosso blog, compartilhamos quase todos os dias conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?