Não é novidade para ninguém que cada vez mais mulheres estão sofrendo com a falta de libido, ou pelo menos, estão conseguindo se manifestar mais sobre o assunto e buscar ajuda especializada para ajudar a resolver o problema. E como muitas pessoas nos procuram para resolver esse problema, fizemos esse post para ajudar mais mulheres sobre esse tema.
Libido é o nome que se dá ao nosso desejo sexual, e ela é altamente influenciada por fatores físicos e emocionais, o que a faz variar em determinadas fases da nossa vida.
Nas mulheres, o hormônio que controla a libido é o estrogênio, e é por isso que normalmente as mulheres têm a libido aumentada durante o seu período fértil e menor libido durante a menopausa, por exemplo.
Mas o estrogênio é a única variante da libido. Fatores como estresse, ansiedade, problemas de relacionamento e uso de medicamentos, são muito comuns hoje em dia. E identificar as causas de baixa da libido é importantíssimo para que o problema seja resolvido.
Principais causas
Para te ajudar nessa identificação das possíveis causas da diminuição da sua libido, fizemos um resumo aqui abaixo. Acompanhe com a gente:
- Alterações emocionais. O estresse, ansiedade e depressão interferem diretamente no nosso humor e na disposição do dia a dia, reduzindo a libido temporariamente.
- Traumas emocionais. Podemos destacar aqui principalmente quando esses traumas estão relacionados com a relação sexual.
- Problemas no relacionamento. Neste caso, além da tensão da relação, é possível que a atração física pelo parceiro(a) também diminua, e consequentemente a libido também reduz.
- Uso de medicamentos. Muitas pessoas não sabem, mas algumas medicações como pílulas anticoncepcionais, ansiolíticos e antidepressivos, modificam os níveis hormonais do nosso organismo, alterando o sistema nervoso,podendo interferir no desejo sexual.
- Menopausa. Novamente neste caso, a alteração hormonal está presente na causa da falta da libido, no entanto outros sintomas típicos da menopausa como ondas de calor, suor noturno e cansaço frequente, ainda aumentam a falta de desejo.
- Dor durante a relação sexual. Uma vez que há dor ou mesmo desconforto no momento da relação, onde só deveria haver prazer, pode haver diminuição do interesse em ter relações para que a dor não seja mais sentida.
- Dificuldade de atingir o orgasmo. Muitas vezes a falta de lubrificação vaginal dificulta a excitação e o orgasmo, e com isso, a mulher acaba perdendo o interesse em ter relações íntimas.
Se você se identificou com um ou mais fatores, saiba que há solução para o seu problema. E o principal é procurar ajuda médica específica para que essa causa possa ser pesquisada e avaliada mais a fundo e então o tratamento mais adequado possa ser sugerido a você. Por exemplo, se a falta de libido é consequência do uso de algum medicamento, o médico pode orientar a sua troca ou talvez alteração da dose; quando está relacionado à alterações hormonais, podemos recomendar a terapia de reposição hormonal.
Além disso, quando a falta de libido é consequência de alterações emocionais, traumas ou problemas no relacionamento, a melhor solução é buscar o tratamento com um psicólogo, para que as causas emocionais sejam solucionadas e o desejo sexual voltar a ativa. Por fim, combater a ansiedade e o estresse do dia a dia também ajudam a aumentar a libido, bem como melhorar a autoestima e praticar exercícios físicos.
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
Dra. Clara Antunes
Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.