Você já ouviu falar em bartolinite? Bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartholin (ou glândulas vestibulares maiores). Elas são bem pequenas (aproximadamente do tamanho de uma ervilha) e ficam localizadas na base dos pequenos lábios, ao lado da abertura vaginal, e sua principal função é a lubrificação da vagina.
O que acontece algumas vezes é que, quando o orifício de saída da secreção fica obstruído, o líquido fica preso na parte interna e acaba provocando o aumento do tamanho da glândula e a formação de um cisto indolor e muitas vezes sem necessidade de tratamento específico. No entanto, algumas pessoas apresentam dor e na maioria das vezes essa dor é ocasionada pela inflamação desse cisto, que gera um abscesso, e é isso que chamamos bartolinite.
Enquanto o cisto de Bartholin, geralmente, não apresenta nenhum sintoma além do inchaço, na bartolinite, o lábio vaginal afetado pode ficar avermelhado, dolorido, quente, inchado e, muitas vezes, com pus. Além disso, é comum também sentir dificuldade para sentar, caminhar e dor no ato sexual e febre.
⠀
O diagnóstico da bartolinite é clínico, sem necessidade de exame complementar, e o tratamento é relativamente simples: podendo ser resolvido com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, banhos de assento, drenagem da glândula e, se o quadro for recorrente, pode-se optar ainda por procedimentos cirúrgicos como a abertura das glândulas para aumentar a saída do líquido de lubrificação e a bartolinectomia, que nada mais é do que a remoção completa da glândula de Bartholin. Em mulheres acima de 40 anos, é recomendado a drenagem e biópsia do cisto para eliminar a possibilidade de câncer.
Atenção! A bartolinite não é transmissível, porém, algumas das bactérias responsáveis pela inflamação do cisto são sexualmente transmissíveis, como éo caso da Chlamydia trachomatis (causadora da clamídia) e da Neisseria gonorrhoeae (responsável por causar gonorreia)
⠀
Por isso, mais uma vez, reforçamos a importância de nos conhecermos e estar atentas aos sinais de anormalidade do nosso corpo. Se notar algo diferente, procure seu ginecologista.
Aqui na Clínica Nattus, além de fazer o exame clínico para diagnóstico do problema, também realizamos a drenagem do abscesso de Bartholin. Basta entrar em contato conosco e agendar o seu horário.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
DRA. ANA CRISTINA
GINECOLOGISTA, OBSTETRA, ULTRASSONOGRAFISTA E UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA CLÍNICA.