Hoje decidimos fazer um post para orientar nossas gestantes sobre os cuidados com a pele.
É muito comum surgirem as dúvidas do tipo: “doutora, posso continuar usando todos os cremes dermatológicos que estava usando? E a resposta é: “Depende!”
Na internet há diversos textos falando sobre esse assunto, mas na maioria das vezes os textos são confusos e não são muito precisos.
Para te ajudar de forma mais eficaz, preparamos uma lista simples e objetiva, junto com a dermatologista Dra. Violeta Tortelly, das substâncias que podem ou não ser usadas durante a gestação. Acompanhe conosco.
O que não usar:
– Ácido retinóico (tretinoin, isotretinon, retinol, retinal, retinaldehyde e retynil palmitate) – encontrada em loções anti-rugas e envelhecimento, não é recomendada por conta de possibilidade de malformação fetal.
– Ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático acima de 10% (glycolic acid, mandelic acid, lactic acid) – podem acarretar em aumento do melasma e manchas em geral na pele.
– Ácido salicílico (salicylic acid ou ingredientes que contenham salicylate) – geralmente usado para tratar acne, o uso é desaconselhado pela possibilidade de malformação fetal.
– Hidroquinona (hydroquinone) – usado para o clareamento de manchas como melasma, se usado durante a gestação pode ter o efeito contrário e intensificar ainda mais as manchas.
– Uréia com mais de 3% de concentração – geralmente usado para hidratação da pele, é perigoso pois penetra nas camadas mais profundas da pele e pode atravessar a placenta, podendo causar danos ao feto.
– Cânfora – Muito comum em cremes para pernas e pés, essa substância deve ser evitada não só durante a gestação, como também no período de amamentação, pois atravessa a placenta colocando o feto em risco.
– Chumbo – comumente encontrado em coloração para cabelos, o chumbo pode afetar o desenvolvimento ósseo do bebê, além de problemas cognitivos, motores e comportamentais.
Substâncias permitidas:
– Ácido kójico (kojic acid) – ajuda na redução das manchas e está liberado.
– Ácido azeláico (azelaic acid) – é um bom aliado no combate à acne durante a gestação.
– Vitamina C ou Ácido ascórbico (ascorbic acid) – está liberada para uso durante a gestação, e é ótimo para manter a pele com aparência uniforme.
– Hidratantes – as loções hidratantes devem ser usados por todas as gestantes para evitar o surgimento das temidas estrias. Passe quantidades generosas e mais de uma vez por dia para que a pele se mantenha sempre hidratada.
– Protetor solar – Com conta da propensão a manchar a pele, as gestantes devem intensificar o uso de filtros solares, mesmo em dias nublados e chuvosos. Prefira os protetores com óxido de zinco. Mas fique atenta e descarte aqueles que contenham metoxicinamato na sua composição.
Durante o período gestacional também é importante evitar o uso de lasers, botox, preenchimentos e peelings. Deixe para caprichar nos tratamentos dermatológicos depois que o bebê nascer.
Fique linda, mas sem prejuízos a sua saúde e a saúde do seu bebezinho. E qualquer dúvida que você tenha, entre em contato conosco através das nossas redes sociais.
Gostou dessas informações? Que tal permanecer por aqui e ler um pouco mais sobre gestação? Temos outros posts bem interessantes sobre esse assunto aqui no nosso blog.
Continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.