É notória a importância de se manter a saúde íntima como forma de higiene e principalmente para prevenção de doenças. Mas você sabe como é a melhor forma de fazê-la?
Aqui separamos algumas dicas que são essenciais e certamente vão te ajudar no dia-a-dia.
– Faça higiene genital pela manhã, antes de sair de casa, com água corrente e sabonete íntimo líquido, com pH levemente ácido e que faça pouca espuma.
– Secar bem a vulva após cada higienização é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana.
– É recomendável o uso de roupas naturais (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local.
Reduza o comprimento dos pelos (0,5 a 1,0 cm) da área genital para diminuir o acúmulo de resíduos. Não há necessidade de depilar ou raspar a área genital.
– Cuide para não ter inflamação ou infecção na área depilada usando “compressas calmantes” (água boricada, soluções de camomila ou água termal).
– As peles ressecadas deverão ser hidratadas, assim como se faz nas demais áreas do corpo.
– Faça nova higiene ao voltar para casa, ou antes de ir dormir; não se esqueça que você ficou horas acumulando células, gordura e outros resíduos orgânicos.
– Dormir, quando possível, sem calcinha ou com roupas largas para aumentar a ventilação.
Note que a higiene genital não tem a finalidade de esterilizar a região, que é normalmente colonizada por bactérias, mas, sim, de retirar excessos de material orgânico acumulado.
Não utilize a higiene genital com a finalidade de tratamento das infecções vaginais ou para mascarar sintomas de mau odor ou coceira. Nestes casos, procure um ginecologista para diagnosticar e tratar o problema.
Se você gostou dessas dicas, continue aqui nos acompanhando. Também compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Já nos segue por lá?