Olá Meninas!!!
Hoje vamos falar sobre a colocação do DIU.
A maioria das pacientes chega ao nosso consultório com muitas dúvidas e medos sobre a sua inserção no útero. Isso acontece porque o DIU foi popularmente difundido como um procedimento doloroso, demorado e cheio de riscos. Mas, na verdade, a realidade é bem diferente.
Os DIUs apresentam inúmeros benefícios, e para te ajudar a conhecê-los, fizemos uma lista explicativa com alguns deles:
Eficácia: O DIU é um dos métodos mais eficazes, oferecendo uma proteção excelente e de longo prazo contra a gravidez, e sua eficácia chega a 99%.
Conveniência: Depois de colocar o DIU, você não precisa ficar pensando sobre ele. Isso significa que não precisará ir à farmácia, ou se lembrar de tomar a pílula diariamente no mesmo horário, não terá que ficar colocando anel vaginal e nenhuma outra preocupação antes do sexo para evitar a gravidez. Além disso, você está protegido contra gravidez por 3 a 12 anos, dependendo do tipo de DIU que você escolher e que for mais adequado para o seu caso.
Fertilidade não será alterada após a sua retirada: Os DIUs são reversíveis. Se decidir que deseja engravidar, você pode simplesmente removê-lo a qualquer momento. O DIU não afetará sua fertilidade nem dificultará engravidar no futuro. Na verdade, é possível engravidar assim que o DIU for retirado.
Melhora da menstruação: Os DIUs hormonais, como o Mirena e o Kyleena, podem reduzir as cólicas e tornar seu período menstrual muito mais leve. Algumas pessoas param totalmente de menstruar com o seu uso. Além disso, ele pode ajudar a tratar pessoas que sofrem de cólicas fortes, menstruações realmente intensas e até mesmo anemia.
Método sem hormônios: Algumas pessoas preferem métodos anticoncepcionais não-hormonais ou não podem usar métodos com hormônios devido a problemas médicos. Para esses casos, o DIU de cobre é super eficaz na prevenção da gravidez, e totalmente livre de hormônios.
Muitos benefícios, não é mesmo!?
Mas se ainda assim você não está confortável sobre o método, nós temos mais algumas informações para você.
O DIU deve ser implantado através do colo uterino por ginecologista habilitado. O procedimento é simples, rápido e, na maior parte dos casos, dispensa internação, mas não é isento de intercorrências ou complicações. A depender do tamanho do útero e da posição do colo uterino, o médico pode se deparar com maior dificuldade na colocação do dispositivo e a perfuração do útero pode acontecer no momento da dilatação cervical e da introdução do DIU às cegas e, se não detectada prontamente, desencadear complicações maiores.
Por isso, para auxiliar a visualização durante todo o procedimento, e tornar praticamente nulos esses riscos descritos no procedimento às cegas, podemos fazer uso de métodos de imagem para guiar a inserção, entre eles a histeroscopia e a ultrassonografia.
A histeroscopia possibilita uma observação minuciosa da cavidade uterina, pré-inserção do DIU, além do controle imediato do posicionamento do dispositivo logo após o procedimento. Contudo, é um exame muitas vezes doloroso, e que usualmente requer internação hospitalar e uso de sedação (anestesia), tornando a colocação mais demorada e com custo maior.
No entanto, quando utilizamos a ultrassonografia pélvica como guia para a colocação do colo uterino, além de aumentar a segurança do procedimento, reduzindo consideravelmente o risco de perfuração uterina e garantindo que o dispositivo seja colocado na posição adequada, também tornamos o procedimento mais rápido (em torno de 10 minutos), prático e de custo menor. E o melhor, sem necessidade de internação hospitalar.
E esse é o diferencial da colocação do DIU que a Clínica Nattus oferece para vocês. Um procedimento rápido, eficaz, seguro e indolor, com uso de apenas uma pequena dose de anestésico local, guia por ultrassonografia e a certeza de um correto posicionamento do DIU ao término da inserção. Nossos ginecologistas são extremamente capacitados e comprometidos com a sua saúde, além de assegurarmos a introdução do seu método de forma criteriosa e segura.
Lembrando que o uso de DIU pode não ser recomendado em alguns casos raros, por isso, conversar com um profissional experiente é fundamental para fazer uma avaliação prévia e saber qual o dispositivo ideal para você.
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
Dra. Clara Antunes
Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.